Notícias
  Menu entrevistas
 

Divulgação do vencedor do edital – SICONV 001-2015-SP - Projeto Clínica do Testemunho São Paulo – seleção de serviços gráficos para impressão de livro- Tipo menor Preço - Convênio n. 774237/2012
Cumprindo com o previsto no edital, (...)

Ministério da Saúde responde manifesto do MPASP sobre uso de Risperidona para autismo
Em resposta ao manifesto “Muito além da Risperidona”, o Ministério da Saúde enviou ao Movimento Psicanálise, Autismo e Saúde Pública (MPASP) a carta a (...)

Muito além da Risperidona
O Movimento Psicanálise, Autismo e Saúde Pública (MPASP), com seus profissionais e instituições associados em todo o território nacional, vem se manif (...)

Doenças e agravos associados ao estilo de vida
são temas da nova edição da Revista Ciência & Saúde Coletiva

A Revista Ciência & Saúde Coletiva da Abrasco dedica seu primeiro número do ano 2014 (19.1) às “Doenças e agravos associados ao estilo de vida”, e abo (...)

Coletânea resgata subjetividade no cuidado em saúde
O homem contemporâneo vivencia uma série de paradoxos. Tomado por um mal-estar constante busca reconhecimento e, ao mesmo tempo, tem grande dificuldad (...)

LT22 Radio "La Colifata"
Asoc. Civil "La Colifata" Salud Mental y Comunicación. (...)

ÁLCOOL E OUTRAS DROGAS
Ministério Público divulga enunciado sobre Comunidades Terapêuticas (...)


Estatuto e Regimento Interono
Da Associação Brasileira de Saúde Coletiva

A última Assembleia Geral da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco), realizada no dia 14 de novembro de 2012 (...)


EE UU exige a las aseguradoras que cubran los cuidados de salud mental

Hasta ahora las compañías podían poner límite al número de visitas para atención psicológica (...)

CURSO DE INTRODUÇÃO AO TEATRO INVISÍVEL
25 a 27 de Outubro (...)

 

Entrevista com Marta Pimenta
publicado em 21 de Abril de 2008

APRESENTAÇÃO DO "BOLETIM MARTA PIMENTA"

Martha Pimenta é educadora, formada em História pela FFLCH/USP. Foi educadora do Programa Avizinhar da USP, de 1998 a 2006, e nesta função começou a participar da organização de redes sociais no Butantã, com o objetivo de contribuir com as comunidades economicamente carentes do entorno da USP e facilitar a aproximação da Universidade com a comunidade externa. Como parte deste trabalho foi criado o boletim Mix Avizinhar Butantã, com o papel de fazer circular informações, facilitando participação. Com o término do Avizinhar em 2006, manteve o hábito, mesmo que menos organizado ou profissional, de repassar as informações que circulam por estas paragens.

Sintonizando com a proposta de criar rede de redes no território, faremos a publicação do boletim em nosso site, sempre que possível. Segue mais detalhes sobre o trabalho de Martha Pimenta, e o boletim do mês de abril:

COMO COMEÇOU O BOLETIM?
Todo o processo de criação do boletim se deu no contexto do Programa Avizinhar, do qual eu era inicialmente educadora e depois coordenadora. Este programa, ligado a Cecae - órgão central da USP - era baseado na idéia de contribuir para o desenvolvimento local e a inclusão econômica, cultural, social da população do Butantã. A idéia do Avizinhar foi sempre esta que o seu próprio nome já indicava: fortalecer laços de vizinhança; facilitar uma maior aproximação da USP à comunidade externa local; favorecer a cooperação.

COMO VOCÊ VÊ O PAPEL DA COMUNICAÇÃO NA FORMAÇÃO E SUSTENTAÇÃO DE REDES?
Assim, contamos com a grande contribuição de instituições do bairro que propuseram e assumiram a responsabilidade de facilitar e animar redes sociais locais, como a Rede Butantã. Começamos a participar desta rede como um nó dela. Pela afinidade dos princípios do programa com esta forma de organização passamos a incentivá-la e ajudar no seu funcionamento. Participamos também da formação de novas redes na região: o Fórum em Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente do Butantã (FoCA-Bt) e a Micro-rede São Remo.

ENCONTRARAM MUITA RESISTÊNCIA À PROPOSTA?
O boletim foi surgindo como um instrumento para comunicação entre as redes, e entre elas e a USP. Começou como um e-mail que reenviava notícias recebidas... eram muitas notícias... juntava-se a isso o fato de nós já fazermos um boletim que ia para as escolas da região - o Avizinhar Escola - e que outras instituições começaram a pedir para receber também... aí, juntamos as coisas! Virou um boletim eletrônico que ia inicialmente para 100 endereços. Em dois anos o número de "assinantes" cresceu muito...

Acesse Boletim Martha Pimenta

Notícias anteriores 
Rua Gabriel de Brito, 29 - Pinheiros | 11 3875-0797 | ©2008 Projetos Terapêuticos. Todos os direitos reservados.
Melhor visualizado em 1024 x 768 px. | desenvolvido por KiwiMídia