Notícias
Núcleo de Grupos
 

Divulgação do vencedor do edital – SICONV 001-2015-SP - Projeto Clínica do Testemunho São Paulo – seleção de serviços gráficos para impressão de livro- Tipo menor Preço - Convênio n. 774237/2012
Cumprindo com o previsto no edital, (...)

Ministério da Saúde responde manifesto do MPASP sobre uso de Risperidona para autismo
Em resposta ao manifesto “Muito além da Risperidona”, o Ministério da Saúde enviou ao Movimento Psicanálise, Autismo e Saúde Pública (MPASP) a carta a (...)

Muito além da Risperidona
O Movimento Psicanálise, Autismo e Saúde Pública (MPASP), com seus profissionais e instituições associados em todo o território nacional, vem se manif (...)

Doenças e agravos associados ao estilo de vida
são temas da nova edição da Revista Ciência & Saúde Coletiva

A Revista Ciência & Saúde Coletiva da Abrasco dedica seu primeiro número do ano 2014 (19.1) às “Doenças e agravos associados ao estilo de vida”, e abo (...)

Coletânea resgata subjetividade no cuidado em saúde
O homem contemporâneo vivencia uma série de paradoxos. Tomado por um mal-estar constante busca reconhecimento e, ao mesmo tempo, tem grande dificuldad (...)

LT22 Radio "La Colifata"
Asoc. Civil "La Colifata" Salud Mental y Comunicación. (...)

ÁLCOOL E OUTRAS DROGAS
Ministério Público divulga enunciado sobre Comunidades Terapêuticas (...)


Estatuto e Regimento Interono
Da Associação Brasileira de Saúde Coletiva

A última Assembleia Geral da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco), realizada no dia 14 de novembro de 2012 (...)


EE UU exige a las aseguradoras que cubran los cuidados de salud mental

Hasta ahora las compañías podían poner límite al número de visitas para atención psicológica (...)

CURSO DE INTRODUÇÃO AO TEATRO INVISÍVEL
25 a 27 de Outubro (...)

 
PROJETOS TERAPÊUTICOS 

Projetos Terapêuticos é uma instituição de saúde, há 13 anos atuante, que tem como objetivos o atendimento, a investigação e a pesquisa na área da saúde mental, entendida como um bem social a ser desenvolvido nos lugares onde as pessoas vivem, nos seus cotidianos. Esta estreita relação entre cidadania e saúde implica que cada ação para a saúde é ação para a cidadania.

 É assim que assumimos em nosso trabalho o compromisso de apoiar necessidades e demandas contemporâneas na construção de uma saúde/cidadania que assegure os direitos com respeito à diversidade, não como um benefício, mas como um aumento do conceito de humanidade.

Nos definimos então como uma instituição de saúde mental pós-manicomial, psicanalítica, com funcionamento em grupos, com uma presença sistêmica e estruturante no território, sempre atentos à aplicação do conceito de participação social  como forma de expressão da máxima diversidade do ser/fazer humano.

Utilizando toda uma experiência de instituição formada no dispositivo de grupo, este Núcleo vem acrescentar duas novas formas de atendimento na certeza de corresponder a demandas presentes e importantes: Grupo Jovens&Adultos e Ponto de Encontro.  

GRUPO JOVENS&ADULTOS

Facilitar os laços sociais

Muitos jovens, ao transitar pelas vicissitudes das transformações que ocorrem na adolescência, se perdem pelos caminhos na busca de certas estabilidades. Desorganizam-se psiquicamente diante da pressão dos grupos sociais. 

As dimensões dessa perda podem traduzir-se em desarticulação social, apego defensivo a rotinas estereotipadas, solidão, instabilidade da personalidade, entre outros fenômenos psicopatológicos. Tais condições apontam para importantes dificuldades na constituição da personalidade adulta.

A experiência psicoterapêutica em grupo é fortemente indicada e pertinente para esses jovens e adultos que estabeleceram um frágil laço social. 

Reconstruir Identidades

O tratamento grupal oferece um caminho que, muitas vezes, a dinâmica terapêutica individual não consegue proporcionar. Funciona como um suporte ao desenvolvimento de possibilidades identificatórias, abrindo aos participantes perspectivas que ganham sentido em suas histórias e percursos singulares.

Partindo do projeto de vida como um articulador potente nesses processos, o grupo oferece a oportunidade da formação de novos vínculos, de compartilhar experiências e vivenciar seu potencial de transformação. 

Horário

Todas as sextas das 15h às 17h.

Equipe

Paulo Jeronymo Carvalho e Renata Lins

Coordenação: Moisés Rodrigues

PONTO DE ENCONTRO

 Possibilitar novas relações
O final de semana, culturalmente, carrega a marca da suspensão das atividades semanais do cotidiano, abrindo assim, um espaço privilegiado para atividades informais de convivialidade. Entretanto, para pessoas que apresentam fragilidades no laço social e marcantes dificuldades para desenvolver relações, essa interrupção da rotina é vivenciada de maneira especialmente difícil, de modo que o isolamento se apresenta como única possibilidade.
Foi pensando nisso que criamos o Ponto de Encontro, um espaço social em que se prioriza o estar e o fazer juntos de maneira viva e dinâmica.
Inspirada nas práticas associativas, esportivas e sociais dos clubes recreativos, nossa proposta é trabalhar o acolhimento e o convívio em atividades como jogos de tabuleiro, culinária, vivências musicais e esportivas, torneios ou, simplesmente, encontros informais que visam a busca e construção da convivialidade e do bem-estar. 
Todas essas oportunidades proporcionam a ampliação do repertório de experiências, o desentorpecimento, a expressão espontânea e a possibilidade criativa. 

Horário

Todos os sábados das 11hs às 14h.

Equipe

Camila Morais, Felipe Pisciotti, Primo Renan e Susana Diaz

Coordenação: Moisés Rodrigues

Projetos Terapêuticos

 Núcleo de Grupos

- Grupo Jovens&Adultos

- Ponto de Encontro

Clínica de Projetos
Núcleo de Atendimento de Famílias
Clínica do Testemunho

Mais informações:
www.projetosterapeuticos.com.br
Rua
Gabriel de Brito, 29 - Pinheiros
11 3875-0797


Notícias anteriores 
Entrevistas

Rua Gabriel de Brito, 29 - Pinheiros | 11 3875-0797
©2008 Projetos Terapêuticos. Todos os direitos reservados.
Melhor visualizado em 1024 x 768 px. • YHhdzn